Sunday 11 February 2018

Workshop: Healthy Breakfasts




Já há algum tempo que me tenho interessado por alimentação saudável e equilibrada (apesar de nem sempre o praticar) e desde então que ando a seguir algumas contas mais saudáveis e "fit" no Instagram. Passou pelo meu feed um anúncio a um workshop e pensei que não podia ser mais oportuno! Afinal, o pequeno-almoço sempre foi algo complicado para mim porque apesar da maioria dos especialistas defenderem que é a refeição mais importante do dia a verdade é que eu, como nunca tenho fome assim que acordo acabo por comer muito pouco, não comer como deve ser (olá chocapic!) ou mesmo sair de casa sem nada no estomâgo. Assim, no sábado passado, dia 3 de Fevereiro, decidi experimentar o Workshop sobre Pequenos-Almoços Saudáveis com a Patrícia, autora do blog Ele Cozinha, Ela Lava.

Confesso que inicialmente estava um bocadinho de pé atrás porque não arranjei companhia para vir comigo e porque sou ligeiramente esquisita com comida mas acabei por me inscrever e ainda bem que o fiz! A Patrícia foi super simpática, todo o grupo que foi ao workshop era muito porreiro e comi tanto que mais valia não ter almoçado antes de ir para lá! Conheci algumas das pessoas que já seguia no Instagram e descobri novas pessoas para seguir, todas muito simpáticas e terra-a-terra e todas com um objectivo: tornar os pequenos almoços mais saudáveis!

Foram quatro horas e um bocadinho onde a Patrícia nos mostrou como preparar seis receitas, onde tivemos que "pôr as mãos na massa" e tínhamos um cantinho especial para tirar fotografias dos resultados finais. Saí de lá a saber fazer matcha latte, papas de aveia proteícas, panquecas de banana e baunilha, crepiocas, tarteletes de aveia e com umas ideias giras para coberturas saudáveis em tostas e sandes.

Começámos pelo matcha latte, algo que eu nunca tinha provado, e confesso que fiquei um bocadinho reticente quando ouvi a Patrícia dizer que no último workshop que deu a maioria não tinha gostado e por isso ia fazer com metade da dose desta vez. Alguém também comentou que uma das propriedades era o efeito laxante, o que contribuiu ainda mais para o meu receio dado que eu sou bem esquisita com a comida! Sabem o sabor ao chá verde? É basicamente isso, mas com leite. Gostei bastante e, felizmente, não teve o efeito laxante nenhum. Prosseguimos para as tarteletes de aveia que, à falta de forno na altura, tinham sido cozinhadas pela Patrícia antes do workshop (e estavam tão saborosas!) mas mesmo assim fizemos na hora e experimentámos à mesma. Seguiram-se as papas de aveia proteicas, com três sabores para experimentarmos: maçã e canela, banana e cacau e bagas goji e arónia, O meu preferido foi o de maçã e canela com manteiga de amendoim por cima, estava delicioso! Depois disso aprendi a fazer crepiocas, ou seja, crepes com tapioca (algo que ainda hei de experimentar cá em casa) e por último, experimentei pela primeira vez abacate no pão.

Ontem experimentei pôr em prática a receitas das paquecas. Não tinha baunilha por isso fiz sem ela e acrescentei aveia de brownie em metade delas (ver fotos no final). Acho que não correu mal de todo apesar de ainda ter que trabalhar na minha técnica de viragem de panquecas e, talvez, investir numa placa ou numa frigideira maior. De qualquer maneira, apesar de ligeiramente desformadas, o sabor estava todo lá e é isso que importa!

Em conclusão, fiquei muito contente por ter decidido ir ao workshop apesar dos meus receios iniciais. Conheci pessoas novas, experimentei sabores que de outra maneira não me tinha aventurado e que irei introduzir no meu dia-a-dia e fiquei cheia de vontade de aprender mais por isso no próximo workshop (dia 4 de Março sobre snacks pré o pós treino) estarei lá!


Também me podes encontrar em | | | | |



Post a Comment

Veriation © . Design by FCD.